segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Pensando bem

Pensar não é tão simples como parece. Exige um cuidado... é uma das coisas que deveriam ser ensinadas nas escolas, repetida e massivamente, em todo ano letivo. Mas digo pensar, mesmo, o que não tem nem de longe a ver com "conscientizar-se de sua realidade", como crêem muitos entusiastas da nova pedagogia.
Saber pensar é fundamental para entender o que se lê e se ouve. Isso inclui saber o que é um "não-argumento", para que não se saia acreditando em tudo por aí e também para que não se saia articulando idéias que não valem como argumentos. Pessoas que não sabem pensar passam vergonha diante daquelas que sabem (ou que sabem mais). Fica feio. Pessoas que não sabem pensar também perdem muitas oportunidades de aprender e descobrir coisas interessantes que poderiam fazer sentido em suas vidas. As oportunidades passam reto diante de seus narizes sem ser percebidas... é meio que uma marginalização.
Pessoas que não sabem pensar também são preteridas por outras que sabem (ou que sabem mais). Essas características são avaliadas em entrevistas de emprego, testes psicotécnicos, dinâmicas de grupo, essas coisas (dependendo da vaga disputada, né...)
Então, para evitar esse tipo de erro tão comum e tão devastador para a própria vida e para a própria capacidade de entender as coisas, temos a playlist das falácias de... Clarion, claro! Ele é muito didático...




Links muito interessantes
http://www.universoracionalista.org/logica-e-falacias/
http://www.each.usp.br/amartins/Aula%203.pdf


E, como não poderia deixar de ser, a ótima Lei de Ricbit! Sensacional.
http://blog.ricbit.com/2009/11/lei-de-ricbit.html

 
Obs.: Não escrevo este texto como se eu fosse a mestra infalível na arte da lógica e do pensamento no alto de um pedestal. Comento sobre a importância disso porque sei que essa matéria é muito negligenciada e isso causa prejuízos importantes.
Obs.2: Atenção para o ad hominem X exemplum in contrarium https://www.youtube.com/watch?v=oIRTKp51-0Q

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

CONTROLE DE OPINIÃO - UM BOM EXEMPLO