terça-feira, 22 de setembro de 2015

Sobre o costume de precisar de fatos incontestáveis para acreditar em algo

Divisão do Quebra-Cabeça

Existem diversos critérios que podem dividir as pessoas em conjuntos, a classificação é ampla. Tomemos como critério o jeito de lidar com os pensamentos e então podemos definir dois grupos:

1 - O grupo dos que não somam dados para chegar a uma conclusão (ou o fazem apenas quando é muito fácil, quase óbvio)
2 - O grupo dos que somam dados para chegar a uma conclusão (ainda quando esses dados não são muito óbvios)

Uma boa analogia para explicar isso é a analogia do quebra-cabeça: diante de um monte de peças separadas e amontoadas desordenadamente, as pessoas do grupo 1 olham uma peça e não vêem um sentido, então jogam a peça fora. Depois olham outra e, sem também encontrar sentido, jogam-na fora. E assim vão vivendo, nunca juntando as peças. Esse grupo poderia ser chamado de Exclusivo, e seus participantes seriam os exclusivos (porque não somam os dados e não detectam padrões, só vêem as informações em separado). Já as pessoas do grupo 2 pegam uma peça, olham e não vêem um sentido, mas guardam sua imagem. Pegam uma outra peça e percebem que há uma semelhança com a outra que viram, ainda que ela não se encaixe na outra. Depois de ver várias peças, percebem que existe um padrão, enxergam as conexões possíveis e desconfiam de ligações. Descobrem que uma das peças se conecta a outra e depois de um tempo, vão formando conexões e percebendo que há uma figura. Com o tempo, montam tudo. Esse grupo poderia ser chamado de Inclusivo, e seus perticipantes seriam os inclusivos, porque guardam e somam dados, para inclui-los em futuros pensamentos.

O que isso tem a ver com este blog? A teoria do quebra-cabeça explica o motivo que me fez iniciar o roteiro com esta postagem, que é uma espécie de prolegômero que tem como estrela o vídeo do Clarion. É para que tudo seja entendido com esse espírito, com um espírito inclusivo.
Vamos a Clarion!


Ele faz o vídeo para falar de ceticismo; meu ponto é outro, mas tá valendo.












Mais um pouco:

***

Pensando assim, você está pronto para seguir o roteiro... confira ;)

Roteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

CONTROLE DE OPINIÃO - UM BOM EXEMPLO