segunda-feira, 4 de julho de 2016

Paulina Semionova e a beleza do gênio humano

Considero esse vídeo uma grande obra da nossa civilização. Olho para o talento especial da dançarina, que está entre as melhores do mundo (é a melhor, na minha opinião, ainda que não se possa eleger uma, como é no mundo da pintura). Olho para a arte dessa dança, criação aprimorada através de séculos para chegar a esse resultado. Olho para a coreografia, elaborada perfeitamente para se encaixar na música. E olho para a música, com sua fluidez harmônica e os instrumentos que a embalam, elaborados também pela mesma civilização fantástica que nos deu tudo isso. Olho para o talento de quem dirigiu e escolheu os ângulos certos, para quem trabalhou na iluminação e para quem fez a edição das imagens, assim como para o equipamento e a tecnologia utilizados. E olho para o lugar, com sua linda arquitetura, também fruto de um aprimoramento milenar, resultado do mesmo gênio humano que nos deu esse presente de inestimável valor.

Esse vídeo carrega uma boa parte da nossa riqueza. É para ser degustado, segundo a segundo, como uma verdadeira iguaria.  Algo para ver, sentir e aplaudir. É um dos meus vídeos preferidos de todos os tempos, por vários motivos. Nostálgicos, inclusive.





8 comentários:

  1. Talvez o seu paladar seja similar ao meu quando vejo uma boa luta de karate.

    ResponderExcluir
  2. Vi todo e ao final, contrariamente aas expectativas, me emocionei. Vc deve saber que eu retomei minha vida diante de uma plateia lotada, num teatro como esse (somente um pouco menor). Ee bonito, bastante bonito. E, pelo que me ee dado entender, tecnicamente perfeito.

    ResponderExcluir
  3. Talvez apenas um ogro não se emocione. RS

    ResponderExcluir
  4. Brinco, claro. Mas se for visto com tempo e com calma, creio que a probabilidade de a pessoa não se emocionar é pequena. Se ela tiver em si um pouco de sensibilidade.

    ResponderExcluir
  5. Vou comentar algo mais. A peca artistica ee feita de forma a convencer de que isso ee arte de primeira. A bailarina ee de primeira, a musica ee feita para agradar, nao se economizou na filmagem, que deve ter demandado muitos takes, uma imensidao deles, a edicao caprichou, e tudo foi vendido de forma simples, ate. Ocorre que ha, por detras de tudo, uma integridade que nenhum dinheiro ou talento compram, e quem sabe tenha sido ela que me emocionou. Porque de la para ca, desde que me envolvi com teatro e musica, eu soube muito bem distinguir o que ee entrega daquilo que ee para ingles ver. E neste caso existe uma entrega e uma sinceridade de proposito que realmente nao da para deixar de enxergar. Vc tem os seus motivos para ver o valor disso tudo; eu tenho meus criterios, apenas. Mas como eu disse antes, lembra-me do campeonato de karate que acompanhei e que vi ate o fim - no mesmo dia em que o Senna morreu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não sei se poderia dizer que é um vídeo de arte. Sei que contém arte - e muita. É uma produção muito elaborada, de primeira linha. Os profissionais que o fizeram são sem dúvida a elite da elite. Até mesmo a mixagem da música (a versão original, que é cantada por uns alemães, é muito estranha) foi um trabalho refinado, de qualidade. Mas também não vejo só isso. Vejo o espírito empregado ali também, assim como vc.

      Excluir
    2. Que talvez vc tenha definido perfeitamente: sinceridade de propósito e entrega.

      Excluir
  6. Esse campeonato, quem ganhou - por ippon - foi um sujeito com apenas um braco. E foi justo.

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

CONTROLE DE OPINIÃO - UM BOM EXEMPLO