quinta-feira, 3 de março de 2016

Ainda sobre as urnas: saiba mais

Ontem o Luciano Ayan fez uma postagem onde comentava sobre a suspeita insistência que os petistas sempre tiveram em utilizar as nossas urnas eletrônicas fraudáveis sem aceitar alternativas como o retorno ao papel ou a impressão do voto. Prosseguindo a leitura, deparo-me com o seguinte parágrafo, em que ele infere algumas coisas (não falou nada errado, tendo usado de bom senso) e conclui que o teste não tem valor algum:

"Em tempo: esse tipo de teste, controlado – e em data específica – dificilmente terá a presença e a preparação necessária para os hackers. Pior ainda: os próprios organizadores da validação não são confiáveis. Um teste decente só poderia ocorrer por uma parte externa, jamais organizada por órgãos ligados ao governo petista. Isto é o básico do básico de qualquer validação séria em um mundo pós-Karl Popper. Logo, o teste a ser executado não tem valor algum."

Sim, é verdade que o teste não tem valor algum. Só que eu acho que chamar esse teste de teste é muita bondade. O teste é um verdadeiro TEATRO. Beira o estarrecedor. E então ao ler o texto de Luciano Ayan eu pude ter a dimensão do quanto até mesmo ele (que é um dos formadores de opinião da direita no Brasil, lido por muitos outros formadores de opinião) desconhece as absurdas e tenebrosas condições em que são feitos os testes das urnas no Brasil. Enviei uma mensagem a ele comentando que ele havia sido extremamente suave em seus comentários sobre os testes, recomendando ver a palestra do prof. Diego Aranha. E para quem me lê aqui, fica também a recomendação. É um investimento de tempo que lhe permitirá ter uma idéia dos bastidores de um evento que deveria ser importantíssimo mas que na verdade é um teatro - que define todo o futuro da nossa nação.

- Se vc já tem uma boa noção do assunto, saiba sobre o teste aqui: https://www.youtube.com/watch?v=25Fq2urGTW4

- Se vc tem apenas uma leve noção, saiba sobre muito mais (levará algumas horas mas é satisfação garantida): http://sovouseeufor.blogspot.com.br/2015/10/nosso-sistema-eleitoral.html (aqui incluído o vídeo acima).

2 comentários:

  1. pediria apenas para esmiucar o teste ou me mandar um link com ele, esmiucado

    ResponderExcluir
  2. Só tem o vídeo todo. Gaste 1 hora pra entender um aspecto importante do nosso sistema eleitoral, uma coisa que define os rumos do país em que você vive. Não é qualquer assunto. Vc gasta 2 horas pra ver um filme de arte e não gasta 1 hora pra ver a palestra do prof. Diego?
    Vc deveria ver mais porque eu sei que vc faz parte da numerosa turma que não entende nada disso. Deveria clicar na opção 2 ali em cima e ver na ordem, começando pelo estudo de Princeton e finalizando com o vídeo completo do Fórum, que inclui a citada palestra do prof. Diego. E por fim conhecer o inserator. Espero que vc não faça como um petista que conheci, eu falei do assunto e ele foi ao site do TSE buscar informações. Aí acabou achando que era teoria da conspiração ou intriga da oposição, sei lá. Para muitos parece difícil acreditar que eles possam mentir tão descaradamente, mas é uma coisa sem cerimônia, sem o menor pudor, sem escrúpulos, sem... palavras.

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

CONTROLE DE OPINIÃO - UM BOM EXEMPLO