quarta-feira, 16 de novembro de 2016

O mundo bizarro do Establishment

Há cerca de um mês o Wikileaks divulgou alguns e-mails envolvendo Hillary Clinton e pessoas de seus círculos pessoais que segundo indícios estariam envolvidos com pedofilia e práticas satânicas. Muitos acreditaram que seria o escândalo dos escândalos mas a mídia negou e isso foi bastante abafado. Muita gente partiu para pesquisar e eu também, então fiz uma breve investigação sobre algumas celebridades e suas possíveis relações com práticas satânicas. Algumas das observações abaixo eu fiz por mim mesma ao olhar o perfil de Marina Abramovic no Twitter, tendo printado algumas telas. Tudo que posto abaixo é resultado de coisas que vi na internet e redes sociais, aproveitando também as pesquisas de outras pessoas e estou juntando tudo aqui. O resultado revela coisas interessantes sobre o mundo da alta elite, incluindo políticos presidenciáveis como HRC.

Abaixo deixo o relatório, começando por observar Marina Abramovic e em seguida Lady Gaga, os irmãos Podesta, uma pessoa chamada James Alefantis e em seguida um pouco sobre os Clintons. Mais ao final, outras pessoas dos círculos das pessoas mencionadas acima.

Antes de tudo, deixo aqui algumas observações para a leitura deste trabalho:

Obs 1.: A percepção sobre o nível em que se dá as relações entre eles é bastante sutil e importante para que tudo isso faça sentido, porém é uma percepção abstrata que creio não ser possível descrever aqui. É como olhar para uma pessoa que faz algo errado e notar a furtividade enquanto todos olham e não percebem. Ou como olhar para uma pessoa triste e perceber a tristeza enquanto outra pessoa pode olhar para ela e não notar. No caso aqui não se trata de furtividade nem de tristeza mas da cumplicidade entre eles e de uma linguagem em comum. É algo que eu acredito que não posso descrever explicitamente, mas um olhar mais sensível deve perceber. Essa percepção, porém, só virá para quem olhar para tudo sem ignorar os dados, que são muitos, e todas as conexões entre eles e as pequenas sutilezas que eles trazem. Um olhar superficial e preconceituoso contra teorias da conspiração, que já deu seu veredito julgando que nada disso faz sentido, sem ao menos avaliar todos os elementos, jamais entenderá. 

Obs. 2: Uma coisa para considerar é que se estamos desconfiando de que eles façam parte de alguma sociedade satânica, devemos ajustar o nosso olhar ao calibre da situação. Ou seja, devemos olhar para a SIMBOLOGIA das coisas que eles fazem, o que dizem e o que colocam em seus trabalhos. Não é um olhar comum, pois se há esoterismo envolvido, há uma linguagem simbólica nas ações, palavras e trabalhos que partem deles. Então vamos analisar tudo sempre com um olhar na mensagem simbólica envolvida.

Obs. 3: Uma outra coisa que é importante considerar é que o satanismo está intimamente envolvido com a pedofilia. Então se desconfiamos que essa superelite participe de sociedades exclusivas e satânicas, devemos desconfiar também de que haja pedofilia envolvida. Quanto aos indícios de pedofilia, comento mais abaixo.

Obs. 4: O trabalho de observação sobre o spirit cooking e o pizzagate não pretende oferecer uma certeza de condenação dos envolvidos. A intenção não é julgar e dar um veredito mas oferecer uma denúncia, ou seja, dar os elementos para que a população possa entender que o assunto é sério e deve ser investigado seriamente. Eu não moro nos EUA e na verdade não tenho nada com isso mas se é algo que envolve crianças, todos podem denunciar e oferecer elementos para despertar a opinião pública e apelar às autoridades para que não ignorem o caso.

Obs. 5: O texto continua em construção e falta muita coisa para incluir ainda. Não falei dos tuítes de Andrew Breitbart, nem de Hastert, nem do marido de Huma Abedin, nem do Lolita Express, nem do evento da boneca-bolo. Nem do castelo de Hearst. Ainda vai demorar para terminar isto aqui, mas com o que já foi posto dá para ter uma boa idéia do assunto - desde que os links abaixo sejam seguidos e os vídeos sejam vistos, com o uso de um mínimo esforço interpretativo. Sem isso não adianta conferir este trabalho, pois todos os dados devem se tornar conhecidos para que se possa apreender a unidade da informação. Tem gente com quem eu falo sobre esse assunto que diz que tudo isso é delírio mas sequer ouviu falar em Comet Ping Pong. É como falar com alguém que nunca viu uvas e por isso diz que vinhos não existem.

Então vamos aos fatos e conjecturas.


Começando por Marina



No início de novembro, o Wikileaks divulgou uma série de e-mails de John Podesta, o coordenador da campanha de Hillary Clinton. Um deles foi enviado por Marina Abramovic, no qual ela pergunta se Tony Podesta, irmão de John, irá comparecer ao spirit cooking em sua casa. O e-mail que ela enviou a Podesta é o seguinte:




Como bem observado por Douglas Ernst (aqui https://douglasernstblog.com/2016/11/05/podestas-spirit-cooking-ignored-by-mainstream-media-while-pundits-still-bring-up-nancy-reagans-astrology), notemos como ela se despede de Podesta: "All my love, Marina". Ele comenta: "(...) são obviamente bons amigos. É como nós conversamos com pessoas do nosso círculo pessoal". Então podemos considererar que Podesta e Marina são mais que simples conhecidos ou colegas. Olhando os outros dados pesquisados, vemos que os irmãos Podesta e James Alefantis também são muito amigos e Alefantis também tem uma proximidade com Marina, assim como com os Clinton e assim os Clinton com os Podesta e com Marina também (comentário abaixo). Considerando que a superelite tende a se fechar em sociedades exclusivas, é bem possível que façam parte de um mesmo grupo ou sociedade. 

***

O spirit cooking


No e-mail acima, Marina se refere a um jantar chamado spirit cooking. Spirit cooking é uma performance que ela fez há alguns anos, que podemos ver no vídeo abaixo:





E quais foram as explicações para isso? Marina disse que era apenas um jantar normal e que às vezes damos nomes engraçados às coisas. O The Guardian foi um dos poucos veículos da grande imprensa que falaram sobre isso e aqui está a explicação: 

"Abramović spoke about the reaction today to Artnews. “I’m outraged, because this is taken completely out of my context,” she said. “It was just a normal dinner. It was actually just a normal menu, which I call spirit cooking. There was no blood, no anything else. We just call things funny names, that’s all.” 

Obs.: Eu não acho que Marina esteja se referindo ao spirit cooking tal como efetuado na sua "obra de arte", mas pode ser uma referência a algum ritual ou cerimônia esotérica. Considerando que é comum que essas superelites façam parte de sociedades fechadas e na hipótese de que essas sociedades sejam ritualísticas (segundo especulações, seriam sociedades satânicas), e considerando também que Podesta participa da mesma sociedade que Marina (visto que são amigos próximos, que se despedem com "all my love"), esse comentário poderia ser uma referência a alguma espécie de ritual. Essa é a hipótese que vamos avaliar pelas evidências comentadas abaixo.

Marina é uma "artista" muito famosa e consagrada. Seu material de trabalho envolve sangue, ossos, pentagramas e bonecos, entre outras coisas. É interessante notar como a arte é entendida pela nossa personagem. Falando ao ator James Franco numa entrevista, ela comentou: "A arte vem da vida e não do estúdio". Nada de mais, afinal é natural que muitos artistas se inspirem em suas próprias trajetórias de vida na realização de seus trabalhos. O que não é natural que o trabalho dessa "artista" seja inspirado em sua própria vida. (Quais seriam os elementos da inspiração?)



Em entrevista para o Reddit, ela falou sobre o spirit cooking, explicando que é um ritual que se praticado em casa deixa de ser considerado arte:


(O print acima é do blog de Douglas Ernst. Ele fez uns comentários bem interessantes sobre esse assunto, vale a pena ler: 

Bem, é curioso imaginar que haja um jantar espiritual ritualístico que possa ser de alguma forma regado a sangue, leite materno, urina e outros fluidos e excrementos corporais. Não precisamos imaginar que seja exatamente como diz a receita da performance "artística" mas podemos pensar que seja qualquer coisa relacionada à ingestão de alguma forma dessas coisas, misturada até mesmo a alimentos ou diretamente. E talvez tenhamos uma pista de algo parecido:

Os excertos abaixo são de um artigo que fala sobre um pedófilo chamado Frank Fuster, que foi preso no final dos anos 80:

"They also told of being forced to play “poopoo baseball” and the “googoo” game – 'games' that involved the children being urinated and defecated upon, and being forced to ingest urine and feces."
(Elas [as crianças] também disseram que foram forçadas a jogar o "poopoo baseball" e o " googoo" game - jogos que envolvem crianças sendo urinadas e defecadas e sendo forçadas a ingerir urina e fezes.")

"They said they had been ritually abused. They said they had had excrement smeared on their bodies and been forced to eat feces and drink urine."
("Elas disseram que haviam sido abusadas de forma ritual. Elas disseram que tinham tido excrementos espalhados em seus corpos e sido forçadas a comer fezes e beber urina.")

"The children also told of being forced to drink “magic punch,” later revealed by Fuster’s wife to be a mixture of Gatorade, urine, and various drugs." 
("As crianças também contaram ter sido forçadas a beber o "ponche mágico", depois revelado pela esposa de Fuster ser uma mistura de Gatorade, urina e várias drogas.")

Em

Olhando para as palavras acima em negrito, vejamos os ingredientes do spirit cooking:


(E por falar em sangue e esperma, leia abaixo sobre a amiga íntima de Marina, Lady Gaga, e seu perfume chamado Fama, que ela declara que gostaria que tivesse cheiro de sangue e esperma.)  

Marina Abramovic tem muitas obras bizarras. E o bizarro não está apenas nas obras mas em detalhes, como nesse olhar que ela lança aos 1:31 do vídeo abaixo. Sei que isso pode não significar nada, qualquer pessoa pode olhar assim. É apenas uma pequena observação que me diz algo, tendo em vista todo o contexto. Essa pessoa é sinistra...


Olhando em seu perfil no Twitter, encontramos um endereço curioso: @abramovicM666. Essa conta foi suspensa pelo Twitter mas pesquisando no Google a gente encontra várias menções. Outro dia tirei um print:


É curioso, inclusive, ver a foto da nova tatoo que ela fez. Sugestivo sobre símbolos satânicos ou coisa parecida? Bem, esse é o Olho da Providência, algo que pode não significar nada de mais mas o olho ali parece ser de uma serpente ou bode (o que já iria para o lado da magia negra?) e lembra também o símbolo Illuminati (uma coisa que sempre me pareceu teoria conspiratória demais e sobre a qual nunca me interessei mas hoje já penso que pode ser muito mais verdadeiro do que parece - abaixo comento mais a respeito). Isso poderia não ter significado algum se feito por uma pessoa qualquer interessada em ocultismo, mas no contexto aqui pode significar mais um indício de que seja algo bem menos inocente que poderíamos pensar.

Olhando mais em seu perfil no Twitter, encontramos outras coisas interessantes:

Marina parece gostar de cebolas.




Tem apelido pra tudo mesmo: temos aqui umas loved happy onions:



Outra foto que printei do perfil da Marina Abramovic no Twitter:


É bastante estranho que Marina chame crianças de "onions" (cebolas) e depois poste uma foto de uma cebola no lugar de uma jóia, como se dissesse que crianças são equivalentes a jóias ou, talvez, num entendimento menos direto, que sejam um caminho para conseguir jóias, ou atrair pessoas que as proporcionem (na metáfora, seriam as crianças que o fariam). Eu me perguntei o que teria a ver chamar crianças de onions e me lembrei da deep web e sua TOR (The Onion Router), que os pedófilos adoram. 



Outro detalhe interessante que faz alusão a cebolas: 


Observe na imagem acima o que está escrito na última linha: "Comet Ping Pong".
Mais abaixo falaremos sobre isso.


E para piorar a situação, nossa " artista" posa assim para a Dust Magazine:



***

Bem, vamos a La Gaga


Lady Gaga e Marina são best friends:



Lady Gaga teria vendido sua alma? 
Há muito se especula.




Lady Gaga brinca com a fragrância de seu perfume, dizendo que sua intenção era que ele tivesse aroma de sangue e esperma.

"Lady Gaga Fragrance To Smell of Blood and Semen, Say Word!"

*

Isso não nos lembra alguma coisa?




Mudando de assunto, achei um vídeo legal no YouTube, veja só...

Vídeo from 01/10/16 - before the Podesta e-mails


***

Sobre John Podesta, James Alefantis e o Pizzagate

Podesta foi o coordenador de campanha de Hillary Clinton. Foi John Podesta que recebeu o e-mail de Marina Abramovic sobre o jantar spirit cooking. Ele e seu irmão Tony Podesta são amigos pessoais dos Clinton e parece que eles gostam de coisas bem estranhas. 
Nos e-mails hackeados foram encontradas indícios que nos permitem desconfiar de atividades como pedofilia ou possivelmente satanismo que, em conjunto com todas as coisas que observamos (vide abaixo), nos dizem que algo de muito anormal acontece.


Falar de Jonh e Tony Podesta implica falar também de James Alefantis, uma pessoa que foi considerada pela revista GQ como uma das 50 pessoas mais influentes dos Estados Unidos (e a justifica é porque ele produziu alguns filmes obscuros, desses "de arte", que ninguém fica sabendo que existe). Muitas pessoas estão comentando que nos e-mails divulgados pelo Wikileaks eles se comunicam usando termos estranhos como pizza e cheese, o que indica serem conversas em código. Curiosamente, o FBI possui uma lista que divulga os temos que pedófilos usam para se comunicar e entre eles estão as palavras "pizza"e "cheese".  

Exemplos:

“hotdog” = boy
“pizza” = girl
“cheese” = little girl
“pasta” = little boy
“ice cream” = male prostitute
“walnut” = person of colour
“map” = semen
“sauce” = orgy

Fica sempre uma série de dúvidas no ar que nos faz perguntar: isso é verdade ou inventado? Pois é de fato uma dúvida, é inevitável perguntar: esse código existe mesmo? O FBI confirma? Bem, eu não sei mas todos estão dizendo que esse código é verdadeiro. Por dúvidas assim é que queremos tanto que essa investigação aconteça. Por agora, o que temos é isso: 


Proof of the pizzagate code


O mais bizarro disso tudo é que o conjunto de todos esses indícios não leva apenas à pedofilia mas também ao satanismo. Uma das primeiras coisas que vi no Twitter sobre esse assunto foi um retweet de Mark Dice que passou pela minha timeline: 

"Eu estou agora aceitando desculpas de todos aqueles que disseram que eu era louco por escrever livros sobre como o establishment é satanista". 

Aqui, boas explicações sobre isso:
http://yournewswire.com/wikileaks-pedophile-code-words-podesta/

O link acima tem um caminho para um tweet com alguns comentários bem bizarros (inclusive explica o que é domino, uma palavra usada em um dos e-mails):
https://twitter.com/JaredWyand/status/794284672675147776


Um vídeo interessante que vi:



Algumas coisas que não estão nos links acima:
Outras obras de arte de Podesta :

(Bizarro)

Vejamos uma foto de Podesta que tem circulado bastante na rede:


A posição das mãos de Podesta lembra a posição das mãos de um oni.. um jovem que está numa foto que Marina postou em seu perfil no Twitter. Essa posição de mãos parece significar alguma coisa.


Outra coisa curiosa é uma estátua de Tony Podesta, chamada "Arco da Histeria":


Ela se assemelha à posição em que foi encontrada uma vítima de Jeffrey Dahmer:


Isso está muito bem comentado aqui: http://tracytwyman.com/dahmer-pose-statue-in-tony-podestas-house-matches-illustration-from-aleister-crowley-text/. Um trecho interessante: "The reason why the statue is called “the Arch of Hysteria” is because this is exactly the way in which victims of clinical his teria are often found to contort themselves. The position is technically known as “opisthotonos” by doctors, and it is also associated with other ailments, such as meningitis and strychnine poisoning: anything that would cause “reduced brain function or injury to the nervous system.” (Meningitis, incidentally, is something associated anecdotally with chemtrails). But we know that the Arch of Hysteria is specifically depicting Dahmer’s victims, not just someone suffering an ailment, because the statue has been decapitated, just like Dahmer’s victim was."


Mais sobre James Alefantis

O apelido de James Alefantis é Jimmy Comet. Jimmy Comet é o dono da pizzaria Comet Ping Pong. Ao ver os e-mails trocados entre ele e Podesta, os internautas foram ao Instagram dele e encontraram algumas fotos e comentários bem estranhos. Neste link podemos ver alguns prints (uns que constam no vídeo acima e outros que não constam):

 https://www.google.com/search?q=jimmycomet+instagram&client=safari&hl=en
us&prmd=inv&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwj-tc2QycrQAhVixlQKHZZgB5sQ_AUIBygB&biw=320&bih=460#imgrc=zA4ZGJxuMTd5TM%3A


Em português, um link interessante:



Uma coisa muito bizarra que vi no Twitter: James Alefantis é produtor do filme Chapel Perilous. Esse filme ganhou o prêmio da audiência no Festival Sundance 2014. Não vi o filme inteiro mas tem um trailer no YouTube. Você pode ver aqui:




Um homem entra na casa de um rapaz e depois de um tempo ele faz uma espécie de cerimônia que lembra satanismo e o rapaz ganha chifres. Por fim, olhando nos créditos finais vemos o nome de James Alefantis ali como produtor associado.

Um detalhe que observei nos comentários do vídeo:


Pelo jeito o Montelomax leva esse negócio de Iluminatti bem a sério. Montelomax é o canal do diretor do filme, que postou o vídeo e comentou o seguinte:


Olhando para o personagem, ele usa um lenço vermelho no braço direito, o que lembra muito o handkerchief code (veja nos links acima o que se comenta sobre esse handkerchief code e as fotos no instagram de Alefantis). Abaixo, um print que copiei de um desses links:




Joe Biden

Joe Biden é o atual vice-presidente dos EUA. Outro dia circulou um vídeo bem estranho dele. Estão dizendo que ele é pedófilo. No mínimo é mais uma pessoa do establishment que parece gostar muito de crianças. Olha só...



Os Clinton

Os Clinton estão implicados nisso por vários motivos, entre eles a estreita ligação com os Podesta e Alefantis, que são amigos pessoais e organizavam eventos de campanha para a então candidata Hillary, como vemos aqui:
https://wikileaks.org/podesta-emails/emailid/21136

Um fato que contribui para a suspeita é que o marido de Huma Abedin, esta que que foi assessora pessoal da Hillary, é o Antony Weiner, já condenado por pedofilia em um famoso caso. Trump, inclusive, já comentou o caso em 2011 e inclusive, de maneria muito curiosa, mencionou a palavra "pizzagate" em um tempo em que não se falava nisso e a Wikileaks não havia ainda revelado os e-mails que deram nome à polêmica.



Há também uma polêmica que envolve os Clinton no caso Laura Silsby, uma mulher que foi presa por ter sumido com crianças no Haiti e que foi protegida por eles (vc pode dar um Google para entender melhor). Por conta disso, Trump já falou (pasmem) diante da própria Hillary, em um discurso que ele deu no tempo da campanha, que ela havia levado crianças de lá. Vale o print (e o vídeo https://www.facebook.com/embaixadaresistencia/videos/1700256003624011?sfns=mo):





Outro dia Chelsea Clinton conversou no Twitter com a Satan Church, dizendo "há quanto tempo", na maior intimidade. Isso foi até para o Snopes, que  não negou:
É curioso que tantas pessoas que circudam os Clinton pareçam ter alguma ligação com hermetismo/luciferianismo, desde os Podesta, passando por Marina, Alefantis, até a filha Chelsea.

*


Uma outra observação interessante sobre a HRC: a monografia dela foi sobre Saul Alinsky, o gângster comunista que dedicou seu livro mais famoso a Lúcifer.  Isso mesmo. 




*


Outro dia eu li uma matéria no G1, que também pode ser lida na BBC Brasil e outras, reproduzindo a seguinte fala do político russo Vitaly Milonov:





Supernormal que HRC seja chamada de bruxa dentro de todo esse contexto, né?




E a mídia??

Para saber mais: links diversos

What is pizza gate?


Há poucas fontes em português que falam seriamente sobre isso. A melhor explicação em nossa língua que encontrei sobre esse assunto foi o texto do Mídia Sem Máscara, vale a pena ler: http://www.midiasemmascara.org/artigos/cultura/16812-satanismo-nova-era-e-a-esquerda-dos-eua-chefe-da-campanha-de-hillary-em-rituais-com-seguidores-de-aleister-crowley.html


13 comentários:

  1. Todos sabemos que quando Frida Kahlo pintava suas dores em suas telas, ela imprimia ali a sua vida real. Assim como tantos outros artistas que colocam suas vidas em seus trabalhos, em letras de músicas, livros e poemas. Mas quando uma artista performática representa rituais usando sangue de porco, risca um pentagrama na própria pele e senta em cima de uma pilha de ossos, para vc isso não tem nada a ver com a vida real dela. Mesmo quando ela mesma confessa que a arte vem da vida e não do estúdio.

    ResponderExcluir
  2. Incluí bastante informação. Depois de tanta coisa, se a pessoa que vir isso tudo continuar pensando que nada tem a ver com nada eu vou dizer que o problema não está em mim por ver demais mas na pessoa por ver de menos.

    ResponderExcluir
  3. Vejamos. 1) A relevância da "acusação" feita a Hillary, Marina ou qualquer outro envolvido deriva do interesse público envolvido em cerimônia de âmbito privado relativo a valores. Como se interessasse ao público saber que Hillary teria participado de cerimônia satânica, se Marina desenvolve esse tipo de cerimônia, se os supostamente envolvidos nelas teriam algo a dizer em função do seu envolvimento. Mas a eleição já passou, as acusações foram ou comprovadas ou refutadas, e tudo ficou para a história. 2) Em que medida se fazerem cerimônias privadas com este ou aquele sentido possuem alguma relevância pública, na medida em que seriam propostas por Marina ou qualquer outro sujeito? Você comenta a questão do satanismo. Veja, assisti o vídeo em que Marina desenvolve trabalho com o Golem. Foi uma proposta que ela desenvolveu, primeiro, com o intuito artístico (sem entrar no mérito da relevância do que ela tenha feito a respeito). Ocorre que lidar com o Golem e aquilo tudo que ela envolveu tem a ver com a liberdade artística de questionar alguns valores e mesmo de questionar o stablishment religioso. Ela, o que fez, foi reproduzir alguns critérios envolvidos em obras de outros artistas ou malucos e trabalhar isso sob o ponto de vista artístico. Eu mesmo nem aprecio muito isso, porque acho de mau gosto e arte de má qualidade. Mas é uma proposta. O que você proporia? Que ela se proibisse de propor algo desse tipo por ser tachado de satânico, por incluir matérias-primas consideradas inadequadas, por trabalhar propostas de místicos outros, mesmo satanistas? Com base em que você proporia isso? Com base num politicamente correto de ordem religioso? Ocorre que a arte, desde tempos imemoriais, se resolveu a questionar essa correção política, de ordem religiosa. Até mesmo pela pura provocação. Tudo para numa espécie de denúncia de algo que não deveria ser feito. Ocorre que a própria arte, de uns determinados tempos para cá, questiona isso de algo a não ser feito. Por outro lado, a Marina estaria desenvolvendo atividades desse tipo em cerimônias privadas, o que lhe retiraria o caráter de arte. E daí? Tem algo proibindo esse tipo de cerimônia? Na medida em que não envolva interesses outros relativos a leis, nada proíbe isso. Hoje mesmo vemos centenas de bandas satânicas vendendo por aí suas mensagens e nada as proíbe. Por outro lado, há bandas que não se dizem satânicas mas que desenvolvem trabalho nessa direção, e que são bastante incensadas pelos críticos (como a banda Ghost). O que você suporia? Uma espécie de controle nesse sentido? Feliz ou infelizmente, não existem controles nesse sentido. E é bom que, pela liberdade de expressão, não existam. Podem ser desaconselháveis? Podem. Mas isso fica a critério de cada um.

    ResponderExcluir
  4. Este sábado ocorreu um show do Black Sabbath no Morumbi. E pelo que pude ver existe uma energia verdadeiramente exorcizante naquilo tudo. Existe algo de mau mesmo. E é estranho dizer isso, mas reparei nisso hoje mesmo, quando uma amiga me disse que foi e me contou a energia que rolou. Ocorre que vivemos numa sociedade que tolera (ou até mesmo incentiva) demonstrações desse tipo. Eu mesmo estou bem longe de gostar - embora há tempos isso tenha me atraído. Mas a que ponto chegaríamos se disséssemos que isso NÃO PODE? Isso seria censura de ordem artística, e de caráter bastante atrasado (sob um ponto de vista religioso). Nem a Igreja se mete nesse tipo de discussão, embora vertentes mais conservadoras (de países como os Estados Unidos ou o Canadá) se metam nesse tipo de discussão. Enquanto opinião, tudo é aceito, e cada um fala o que quiser. Mas ir ao ponto de proibir, nada a ver. Note que no item 1 eu falei: isso tinha um interesse enquanto matéria a ser questionada em âmbito político. Depois deixou de ter. Sabemos que muitos matariam a mãe para conquistar cargos, e não duvido que gente como Hillary faria mesmo isso. Mas isso fica a critério de cada um. Ocorre que dar trela a questionamentos desse tipo é insinuar com base em anacronismos, mesmo quando eles possam ter valor em si. Não comento a Lady Gaga porque ela não me interessa e estou nem aí para acusações do tipo que você levanta. E sempre haverá quem se disponha a fazer pacto com quem quer que seja pelo poder. Isso também não me interessa. São discussões para mim irrelevantes. Eu só discuti essa da Hillary porque pode ter algum interesse político (passado). Só isso. E a questão da Marina envolve a liberdade de criação artística. E acho que você pode ainda considerar que outros valores (de índole moral, religiosa, etc.) possam ter ainda alguma relevância nesse meio neste século. Isso não mais existe. Se ainda bem ou não, não sei. Eu só acho de muito mau gosto muito do que é produzido.

    ResponderExcluir
  5. Então, Raquel. Decidi te escrever mais isto para te comentar essa questão da arte do ponto de vista de uma Marina Abramovic, e por que seus esforços - apesar de hoje eu desancá-la - fazem sentido no universo da arte de forma geral, assim como por que essa demonstração que vc diz ser satânica pode ter um sentido para além disso que você vê. Comentarei outras coisas, também. Pois bem, houve uma época em que eu achava que estava literalmente preso em mim e que a arte seria a única forma pela qual eu seria reconhecido, aceito e compreendido por outras pessoas. Nesse período, procurei muito sobre arte contemporânea, passando pelo teatro, por oficinas de ordem física até chegar à ideia de performance. Incrivelmente, inclusive, eu cheguei a estrelar uma peça na madrugada em que eu fazia performance e não sabia. Por sua vez, fui defrontado com a obra de diversos performers, dentre eles a Marina. Hoje qualquer um pode conseguir materiais sobre ela facilmente, mas na época eu tinha fixação por livros e outros materiais em vídeo que me mostrassem o que ela propunha. Realmente, ela tem um trabalho bastante portentoso e antigo, envolvendo gente em todas as partes do mundo. Não é uma artista fácil de qualificar, e utiliza contribuições de todas as outras artes. No começo, torna-se difícil chegar até uma tênue compreensão do que ela faz. Ocorre que é preciso analisar o que ela faz enquanto arte, até porque, não entrando no mérito da ideia de performance, o que ela faz motivou o desenvolvimento da arte de infinitas formas, das quais eu mesmo tiro proveito. Nesse sentido, mesmo que discordemos do que ela faz, o que ela faz é arte, e arte, segundo ela mesma, sai da vida. Isso, claro, é bastante questionável, mas seja como for tem que ser visto da forma certa. Não podemos analisar a religião como se fosse um fenômeno paranormal, nem a política como se fosse algo religioso. Cada coisa tem seu âmbito. Inclusive ela deixou muitos adeptos, e, embora seja questionável que ela ainda dite as normas ou as regras, ela acompanha o diálogo entre as artes de infinitas formas (tem até um teatro). Mas, agora, restringindo-me ao ato que ela faz e que vc destaca, temos que ver com que esse ato dialoga. Dialoga com o mito do Golem, dialoga com a ideia da criação, dialoga com o uso de materiais orgânicos (acreditando que eles possuam vontade), dialoga com a própria ideia da pichação e da restituição de certos méritos de vida a coisas inanimadas. Dialoga com a própria ideia do ser humano criador, de um ser que pode criar e que desde seus primórdios se vê ligado à ideia da criação, da vida, etc. Nesse sentido, retirado seu caráter religioso ou oculto, o ato de arte que ela faz tem um sentido que escapa de qualquer dogma anterior, embora dialogue com ele. Nesse sentido, não é adequado voltarmos e dialogarmos com esse ato enquanto ato religioso. Ele é um ato artístico, que se retira do âmbito da crença, embora dialogue com ela. E por outro lado dialoga com o legado de artistas como o Crowley, que pode ser considerado (ou pode intitular-se satanista), mas que antes de mais nada era um artista. A arte, entendamos, dialoga com aquilo que quiser, e o ato da Marina tem a ver com sua obra, com legados anteriores e com uma vontade que a gente teria que decifrar. Digo então que não é adequado ligarmos esse ato a critérios externos desqualificando-o por antecipação. Por sua vez, se Marina faz aquilo na casa dela ou em ambientes reservados, com outro intuito, isso fica a critério dela e temos de questionar se ainda com motivação artística (ou ela enlouqueceu, ou faz menção a satanismo apenas para chamar a atenção). Por outro lado, um aspecto que diz respeito a sua provocação em relação aos mitos originais merece umas linhas.

    ResponderExcluir
  6. O ESTUDIOSO de religião aborda-a de uma forma. O estudioso de FILOSOFIA aborda-a de outra. O diletante de ambos os campos aborda a religião de forma ora muito pessoal, ora fixando-se na relação da religião com a hermenêutica (leitura de textos teológicos, uma vertente), ora lendo o que lê conectando o que percebe com textos de filosofia esparsos, ou com textos de especialistas em literatura ou até mesmo religião (mas de forma não profissional). Já o ARTISTA pode focar o assunto religião. Mas sempre o faz com base em sua sensibilidade artística, seja qual for sua especialidade. O artista pode ser um poeta, pode ser um artista plástico (e quanto de valor vemos nas amostras artísticas "de baixo", a partir de motivações artísticas DE CIMA?), pode ser um músico, pode ser um leitor de literatura (e comentador ou crítico), pode ser um artista da dança ou do teatro, ou do cinema, ou de qualquer arte considerada menor. No caso do performer, ele normalmente faz uso do seu corpo para tratar assuntos os mais diversos (os atos da Marina no começo da carreira são espetaculares, para dizer o mínimo), mas pode também fazer uso de outras artes, como da pixação, do grafitti, de lidar com objetos com o seu corpo, ou mesmo com demonstrações em que faz uso da fala. No caso da Marina, neste caso, ela trata do assunto religião ou satanismo do seu jeito, e para isso faz uso de diversas técnicas, assim como de diversos tipos de provocação. Nisso, ela está imersa no meio artístico, como qualquer outro artista estaria, e inova ao lidar com assunto tabu de forma bem particular. Poderíamos encarar o que ela faz como uma gozação contra o satanismo, por exemplo. Ou uma gozação sobre o ser humano, ou sobre sua mania de tentar criar tudo. Podemos avaliar de muitas formas, e devem existir muitos textos sobre cada uma das intervenções dela. Isso é uma especialidade, no caso do crítico de arte, e eu mesmo me meto às vezes a apitar algo nesse sentido. Ou seja, a leitura que o sujeito que fez o vídeo sobre o spirit cooking e mesmo vc fazem do que ela faz é uma leitura, e nem necessariamente a predominante ou hegemônica. É apenas uma leitura dentre muitas, e devem existir muitas outras ainda mais radicais. Ou seja, em tudo isso é preciso relativizar. Não podemos, sob risco de passarmos de idiotas, ser toscos demais ao considerarmos tudo apenas o que parece. Pois a arte, de uns tempos para cá, se tornou muito complexa, feia e estranha, e temos muito mais para refletir a respeito em relação a nossos predecessores. Sugiro que veja os vídeos do Roger Scrutton (acho que escreve assim). Ele reflete de forma bem ampla sobre o assunto. Não posso dizer que concorde com ele, mas sou fascinado por arte, e de todo tipo, e considero muito superficial ler tudo da forma como você parece querer. Superficial e meio chato.

    ResponderExcluir
  7. Sabe o que é chato? Viver em um mundo onde boa parte das pessoas não enxerga um palmo à frente, não sei se por falta de tentar ou por outras limitações.
    Se a questão fosse apenas a arte de Marina e se não houvesse uma série de fatores conectados que isoladamente não significariam nada mas em conjunto denotam algo que significa muito, poderíamos entrar no mérito de discutir as artes performáticas - algo que no momento não me interessa nem um pouco. Ainda mais em se tratando de Marina Abramovic, pois não a considero uma artista. Não importa se ela fez coisas significativas que possam ser consideradas arte: para mim o conjunto da obra é lixo puro e simples.
    Eu estou mais preocupada com o abuso de crianças e até com possíveis infanticídios, visto que há indícios de que o pizzagate possa envolver também esse tipo de prática. Já para você, que importam as criancinhas, né? O que lhe importa é discutir a arte de Marina Abramovic.

    ResponderExcluir
  8. Entendo. Irei abordar de outra forma, depois.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns! Ainda existem pessoas lúcidas nesse mundo, o pior cego é aquele que não quer ver!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Fico feliz por saber que vc viu... a maioria das pessoas não enxerga e isso acontece porque não querem mesmo ver. Geralmente é por preconceito; não assistem aos vídeos acima nem clicam nos links e antes de sequer saber o básico já saem taxando de teoria da conspiração. E ainda se acham as mais lúcidas por "não se deixar levar por essas especulações"... é triste!

      Excluir
  10. Capela Perigosa (CHAPEL PERILOUS) é como chamava Robert Anton Wilson, um estado alterado da mente induzido por drogas e alucinógenos, dentro do qual encontraria entidades sobrenaturais. RAW participou de várias sociedades secretas como maçonaria, Ordo Templi Orientis e Thelema de Aleister Crowley. Sua investigação está correta, e sim, todos os personagens bizarros que vc mencionou fazem parte de um culto satânico dedicado a sacrifícios de crianças.

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

CONTROLE DE OPINIÃO - UM BOM EXEMPLO