sexta-feira, 2 de outubro de 2015

A curva de Laffer e a RF

Acho o vídeo abaixo interessante não só pelo que o rapaz diz e faz com respeito à CNBB mas também pelo discurso do representante do MST. Saindo do assunto do vídeo, meu foco aqui é o que o palestrante fala, que é sobre a distribuição de renda através do aumento de impostos. 

Não consigo carregar o vídeo, então deixo o link https://www.youtube.com/watch?t=93&v=S00rk-PU9CY

Ele fala que só se distribui riqueza fazendo reforma tributária. Como? Onerando as empresas e/ou a pessoa física? Se houver uma redução do poder de compra das pessoas físicas, o comércio será prejudicado. Se as empresas forem mais taxadas do que já são, isso deverá se refletir nos preços e/ou nos salários/empregos. E conforme a curva de Laffer, no nível de carga tributária em que estamos , é difícil que um aumento de impostos agora fosse aumentar a arrecadação. Entenda:


A curva de Laffer fica descendente quando começa a ocorrer o aumento da sonegação. O empresário vai sendo cada vez mais estrangulado até chegar ao ponto de se ver obrigado a escolher entre fechar as portas da empresa ou sonegar. Até parece que é isso que o Governo quer, pois sabe que aumentar impostos não adianta. Mas o que o Governo ganharia aumentando impostos? Isso poderia representar mais poder sobre a classe média que o PT tanto odeia. Querendo perseguir alguém, é só enviar a Receita Federal. Querendo acabar com a concorrência para beneficiar um empresário amigo, é só enviar a RF. Querendo montar um negócio para instituir um "cartel local" em algum lugar do país, a RF aparece para fazer a "limpeza étnica". 
(Será que é muita imaginação minha?)

Tem também a questão da estatização, é possível aumentar impostos até a morte de boa parte das empresas. Acho improvável, mas seria uma forma de transformar o Brasil em algo parecido com uma Cuba, ainda que com algum setor privado. Difícil acontecer, creio, mas é interessante ouvir o que eles falam aqui.

Um comentário:

  1. Mais um pouco sobre a curva de Laffer, é interessante.
    https://www.youtube.com/watch?v=JKT-jM7erPk

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

CONTROLE DE OPINIÃO - UM BOM EXEMPLO